Você que é Médico (a), já pensou em fazer um vídeo marketing médico? Se você respondeu não a essa pergunta, talvez esteja na hora de conhecer mais a respeito dessa estratégia. Afinal, o consumo de vídeos online já é uma realidade diária na vida da maioria das pessoas.
E no artigo de hoje você vai entender melhor porque criar vídeos marketing médicos pode ser a melhor estratégia para não apenas conseguir mais clientes, mas também para promover a saúde e posicionar a sua imagem profissional como médico especialista no que fala. Pois, não é segredo para ninguém: vídeos geram mais resultados!
Agora, se você respondeu sim a essa pergunta, mas não sabe por onde começar, continue lendo! Por que, nesse artigo também preparamos uma verdadeiro guia especializado para esclarecer suas dúvidas, e ensinar quais são os primeiros passos para gravar vídeos de sucesso!
Vídeo marketing médico: um dos métodos mais bem sucedidos de marketing na saúde
Um vídeo marketing médico é um conteúdo audiovisual seriado feito de forma específica para atrair o público interessado em serviços de saúde. Isso inclui não apenas as pessoas que precisam de algum tipo de atendimento médico, mas todos aqueles interessados em se cuidar melhor.
Afinal, os vídeos são motivacionais, e servem também para educar a audiência de forma lúdica. Dessa forma, o propósito inicial desse tipo de vídeo é atrair o público interessado para o seu conteúdo. Para então converter e reter clientes para a sua empresa médica.
Quais os benefícios de fazer vídeo marketing médico?
Pare e pense um pouco. Em um vídeo marketing médico educativo você pode se posicionar com uma autoridade no assunto. E poucos minutos são suficientes para passar muitas informações.
Como saúde é um tema de interesse amplo, muitas pessoas vão ver o seu vídeo. Além disso, se o seu conteúdo for bem segmentado, muitas pessoas do público alvo certo irão ver o conteúdo.
Entre essas pessoas, quantas delas podem estar precisando de uma consulta de rotina? Quantas delas podem estar com algum problema de saúde relacionado ao tema do vídeo e desejar atendimento especializado? E quantas podem desejar acompanhar seu conteúdo, para saber mais a respeito, se cuidar no dia a dia e acabar solicitando seus serviços médicos no futuro?
Com isso, podemos perceber que um vídeo marketing médico é uma estratégia eficaz em qualquer etapa do funil de vendas. Inclusive, para manter aquelas pessoas que já são clientes da sua empresa sempre lembrando da sua marca.
Vídeo marketing para médicos redes sociais: você sabia?
Os vídeos marketing médicos são uma excelente forma de ganhar mais credibilidade junto ao público, principalmente nas redes sociais. Afinal, pode estar certo de irá encontrar o seu público-alvo facilmente em locais como o Facebook e o Instagram.
Isso é válido independente de qual seja o perfil da audiência que a sua empresa atende. O Facebook, por exemplo, já conta com 3 bilhões de usuários mensais no mundo todo. E segundo dados da Meta, empresa dona do Facebook, 102 milhões desses usuários são brasileiros.
Quanto ao Instagram, a rede social para publicar fotos e vídeos, já são mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o globo. No Brasil, em torno de 99 milhões de pessoas usam o Instagram diariamente, o que faz do Brasil o segundo país com mais usuários ativos na rede social, perdendo apenas para os Estados Unidos.
E se isso tudo ainda não convenceu você da importância de ter um perfil com conteúdo atualizado nas redes sociais, você sabia que um estudo realizado pela empresa norte americana Comscore apontou que o Brasil é terceiro país que mais consome redes sociais no mundo inteiro?
A tecnologia é uma necessidade da vida atual e as redes sociais fazem parte…
As redes sociais são parte da rotina dos brasileiros de todas idades, de diferentes faixas etárias e de qualquer faixa de renda. Afinal, ter acesso a internet é cada vez mais fácil, da mesma forma que ter acesso a um telefone celular com acesso as redes sociais.
Inclusive, podemos dizer que os smartphones são tão necessários para a vida na sociedade atual, para atividades como estudo, trabalho e lazer, que até mesmo quem não estava pensada em ter um, acaba precisando comprar o seu.
E com um smartphone em mãos, o uso de apps como Facebook, Instagram, Tik Tok e Youtube é praticamente automático. Pois, as pessoas também querem se divertir, se conectar com seus amigos e ver vídeos gratuitos na internet.
Vídeo marketing para médicos Youtube: vale a pena?
Pare um pouco para refletir: com que frequência você assiste TV? Com que frequência as pessoas que você conhece assistem TV? Estou falando da TV normal, com seus canais abertos de amplo acesso, aqueles aonde grandes empresas pagam verdadeiras fortunas para anunciar.
É bem provável que você assista vídeos do Youtube na sua TV. E que faça isso com mais frequência do que assiste esses canais abertos. Essa é uma realidade para a maioria das pessoas, que consomem mais conteúdo do Youtube diariamente, do que conteúdo da TV aberta convencional.
A verdade é que os tempos mudam. E você, como médico ou médica, precisa se adaptar a isso, para poder ficar em contato com o seu público alvo.
Atualmente, o Youtube é a maior plataforma de vídeos online do mundo, com mais de 1,5 bilhões de acesso todos os meses no mundo. E todas essas pessoas passam mais de uma hora logadas diariamente.
No Brasil, 95% da população conectada a internet acessa o Youtube pelo menos uma vez por mês. Entre as pessoas com 18 a 49 anos de idade, os acessos ao Youtube são maiores do que o consumo de TV a cabo.
Logo, o Youtube é um aliado confiável para médicos em busca de conquistar novos clientes / pacientes, e fidelizar os antigos. Afinal, os vídeos do Youtube são gratuitos, de fácil acesso e grande aceitação pelo público, que pode ver seus conteúdos preferidos facilmente de qualquer dispositivo móvel.
Vídeo marketing médico gera mais empatia e credibilidade junto ao público
Os vídeos possuem um poder único de prender a atenção do público. Pois, são uma união perfeita entre som e imagem, e apresentam conteúdos de forma dinâmica. Para a maioria das pessoas, é muito mais fácil assistir um vídeo do que ler um artigo em um jornal. Ou consumir qualquer tipo de conteúdo escrito.
O apelo dos vídeos é instantâneo. Quando o vídeo começa, alguém está interagindo com a audiência, e o público não precisa fazer nada além de ver e ouvir.
Logo, quando o conteúdo de um vídeo marketing médico é bem feito, pode estar certo de que as pessoas vão prestar atenção nele. Principalmente porque, se trata de um conteúdo de saúde.
Vídeos planejados com um bom marketing de conteúdo, que transmitam informações uteis e confiáveis, são uma das melhores formas de gerar empatia e credibilidade junto ao público. Para os médicos, isso significa demonstrar sua autoridade no assunto de forma simples e didática, falando diretamente com quem precisa dos seus serviços.
Inclusive, muitas pessoas que podem não ter exatamente o perfil do seu público, podem consumir seu vídeo por acharem útil para ajudar outras pessoas. Por exemplo, quantos filhos e netos não assistem conteúdos sobre a saúde de idosos, preocupados com pais e avós? E quantos idosos não fazem o mesmo, assistindo conteúdo sobre a saúde de jovens e crianças, preocupados com outras pessoas de suas famílias?
Quando falamos de vídeo marketing médico, as possibilidades de conquistar e fidelizar novos clientes, além de manter os antigos sempre presentes, são realmente muito amplas.
Vídeo marketing médico: por onde começar?
Um bom vídeo marketing médico não pode ser feito de qualquer forma. Afinal, é preciso se preocupar com questões como a sua imagem profissional e a confiabilidade do seu conteúdo.
Isso tudo requer um planejamento prévio. Pois, para que suas estratégias de criação de conteúdo digital com vídeo marketing médico rendam frutos, é preciso ir além de transmitir aquilo que você já sabe como médico, ou seja, seus conhecimentos sobre a medicina.
Mas, não se preocupe. Como você verá a seguir, trabalhar com vídeo marketing para médicos na internet, não é tão complicado assim.
1. Cenários e figurino
Em primeiro lugar, você deve pensar em qual será o cenário do seu vídeo marketing médico, e qual será o seu figurino. Uma boa ideia, no caso de um vídeo marketing para médicos, é utilizar seu próprio consultório e suas roupas de trabalho, especialmente o seu jaleco, para moldar no imaginário do público a figura clara de um profissional médico habilitado.
Ao gravar no seu próprio consultório, e com um jaleco que tenha seu nome e CRM, você deixa uma mensagem clara para o público: “eu realmente sou médico, eu sei exatamente do que estou falando e quem me assiste pode confiar em mim”.
Mas, essa é apenas uma sugestão. Você também pode usar outros cenários e figurinos. Inclusive, pode gravar em um estúdio, o que não o impede de ambientar seu vídeo em consultório cenográfico! Tudo depende de como você quer se posicionar junto ao público. Porém, lembre-se sempre: você precisa transmitir uma imagem equilibrada em 3 pilares principais em seu vídeo marketing médico:
- Simpatia, para gerar empatia, falando de um jeito que o público entenda, desvendando os termos complicados da medicina e agindo com cordialidade;
- Acessibilidade, para que seu público não tenha medo de fazer perguntas e entre em contato;
- Profissionalismo, para que o público confie em você.
2. Equipamentos de vídeo, iluminação e som
Mas, decidir o cenário e o seu figurino é apenas um dos passos que devem ser dados. Pois, gravar vídeos profissionais para a internet requer um bom equipamento de vídeo e som, além de uma iluminação adequada.
Sim, é verdade que atualmente é muito simples criar conteúdos só com um celular. E, algumas vezes, você até pode usar seu celular para gravar um vídeo rápido como parte de uma estratégia maior: por exemplo, para gravar um reels (vídeo curto) para o Instagram ou vídeo para o Tik Tok.
Mas, se você planeja engajar seu público com seu conteúdo, conquistando e fidelizando clientes, e publicar conteúdos bons para o Youtube, será necessário investir um pouco mais, para obter resultados melhores.
Um vídeo bem gravado, com um bom som, que seja nítido e claro, e uma iluminação adequada, que não deixe a imagem escura, faz diferença. Afinal, as pessoas podem simplesmente desistir de assistir o seu conteúdo se ele for difícil de ouvir ou tiver uma imagem ruim. Porque, mesmo que seja na internet, as pessoas querem ver bons vídeos.
3. Pense em um roteiro para seu vídeo marketing médico
Mesmo que seja para um vídeo marketing médico curto, de um minuto ou pouco mais, é preciso pensar em um roteiro. Basicamente, isso significa que seu vídeo deve ter um início, meio e fim.
É muito importante que você saiba com antecedência exatamente tudo o que vai falar, e fazer, no seu vídeo marketing médico. Dessa forma, você conseguirá criar um conteúdo mais sólido, bem estruturado e fluído, que possa prender a atenção da sua audiência do início ao fim.
Pense também, que você não deve dar todas as informações relevantes logo no início, pois o que você quer é manter o usuário do início ao fim do seu vídeo.
4. Formato, plataforma e edição
Gravar um vídeo marketing médico para o Youtube é diferente de gravar um vídeo marketing médico para o Facebook, e assim por diante. Pois, essas plataformas possuem diferentes formatos de vídeos, e diretrizes próprias de publicação de conteúdo.
Então, é preciso pensar em qual estratégia é melhor para cada uma delas. Por exemplo, o Facebook e o Youtube são bons lugares para colocar vídeos mais longos, bem editados, com finalidade de converter leads potenciais.
Além disso, você deve considerar que um vídeo marketing médico não está pronto para publicar quando você termina de gravar. Pois, é preciso editar o conteúdo. O que inclui colocar vinhetas, colocar imagens, cortar possíveis erros de gravação ou até mesmo otimizar o vídeo, caso você tenha feito um conteúdo muito longo para seu objetivo.
E esse trabalho de edição precisa ser bem feito. Pois, o produto final que você vai entregar a sua audiência em seu vídeo marketing médico deve ser profissional. Isso também faz parte de construir uma sólida reputação na internet.
5. Invista em vídeos curtos para alimentar seus canais diariamente
É sempre uma boa ideia investir em vídeos curtos, que alimentem seus canais diariamente. Por exemplo, publicando nos Stories do Instagram e do Facebook, e usando os apps de grande apelo popular, Tik Tok e Kwai.
Essa estratégia é importante para manter a sua imagem, e a imagem da sua empresa, na memória do público. Afinal, uma vez que você crie suas redes sociais e comece a investir na criação de vídeos, os seus canais não podem ficar sem conteúdos publicados periodicamente.
Vídeos curtos podem ser feitos de diferentes formas. Você pode dar dicas rápidas de saúde, falar sobre casos médicos que possam alertar outras pessoas, falar de novos medicamentos ou quaisquer outros conteúdos que sejam interessantes para educar o público, chamar novos clientes e promover seu trabalho médico.
O mais importante é que o vídeo marketing médico do Doutor ou da Doutora seja lembrado pelo público. Então, quando as pessoas comentarem sobre esses assuntos, porque é o que o público faz com temas de interesse, como saúde, eles vão dizer que viram sobre o tema no vídeo do canal do “Doutor tal” ou da “Doutora tal”.
6. Mensure os resultados e monitore sempre
A partir do momento em que você cria um canal de vídeos no Youtube ou perfis em redes sociais para publicar vídeos, você também precisa saber como está o seu desempenho. Em alguns casos, isso é muito simples.
Por exemplo, para páginas do Facebook, a própria rede social oferece uma série de métricas interessantes, como número de acessos, faixa etária, gênero, faixa de renda, alcance das publicações, entre outras. O Youtube também oferece estatísticas prontas para os donos de canais, que podem ser consultadas na própria plataforma.
Lembre-se: as métricas fornecem dados interessantes que podem levar a modificações nos seus conteúdos futuros. Por exemplo: se você perceber que muitos usuários não veem os vídeos até o final, isso é um indicativo de que você precisa pensar em formas de manter as pessoas interessadas no seu conteúdo ao longo de todo o seu vídeo marketing médico.
Não quer se preocupar com tudo isso sozinho? Contrate uma Agência de Marketing Médico!
Com certeza você já percebeu que fazer bons vídeos é um pouco mais complicado do consumir vídeos na internet. Além disso, como médico ou médica, você provavelmente tem uma rotina corrida, com pouco tempo para pensar em tudo isso.
Então, que tal simplificar a criação dos seu vídeo marketing médico, e contar com a ajuda de um time profissional? Pessoas qualificadas, com sólidos conhecimentos em marketing, que vão cuidar de tudo para você. Não apenas da produção dos seus vídeos, mas até mesmo da segmentação do seu conteúdo e do monitoramento de resultados!
Ficou interessado? Então, entre em contato com a Ver Marketing Médico, uma Agência de Marketing Médico com um time completo de especialistas no setor para atender você.
Para começar, clique aqui, e informe qual seu nome, especialidade médica e o projeto que tem em mente! É rápido, simples e fácil!
Obrigado…Eu amo seu post obrigado.