Marketing para Dermatologista: Diante de um mercado cada vez mais competitivo, sabemos o quanto você, médico dermatologista se esforça em levar o que há de melhor para os seus pacientes! Eventos para aprimorar suas habilidades nas suas especialidades dermatológicas. E também busca propiciar outras alternativas para obter mais conhecimento e qualidade para seus pacientes. Por isso, para você é imprescindível conquistar a confiança deles em seu trabalho, uma vez que é o vínculo mais forte que existe! Portanto, continue lendo e entenda a importância do marketing para dermatologistas.
Marketing para Dermatologista: Como divulgar consultório dermatológico?
“Antes de executar qualquer estratégia de marketing, é de grande importância entender sobre as Normas de Publicidade Médica”.
Devido ao avanço da tecnologia e suas ferramentas acessíveis no universo digital, as pessoas passaram a adotar novos hábitos, principalmente quando o assunto é comunicação. Com essa evolução, os negócios e instituições precisaram acompanhar a mudança do comportamento das pessoas, e dessa forma, aos poucos o CFM (Conselho Federal de Medicina) vem adaptando o seu código de ética, e realizando atualizações dentro das normas de publicidade médica brasileira.
Sou Dermatologista e Como Devo me Comunicar nas Mídias Sociais?
“Nessa etapa listamos algumas observações específicas de sua necessidade, no uso das mídias sociais”.
O marketing para dermatologista junto à publicidade médica é legalmente permitido à classe, sendo usado de forma educativa! Levando informação verídica, e com embasamento científico sobre saúde para a população. Sendo assim, a melhor opção legal de se comunicar com o público, em qualquer meio de comunicação (cabe também em anúncios), inclusive em suas mídias é:
- Mantenha sempre seu conteúdo educativo/informativo nas mídias sociais;
- Publicação nas mídias sociais de autorretrato (selfie), promover sorteios, promoções, publicação de imagens do “antes e depois” de procedimentos é proibido;
- Os anúncios e publicações médicas deverão conter, nome do profissional, especialidade, CRM e RQE (inclusive inserir também os dados do médico responsável técnico, no site da clínica ou do profissional);
- É proibido anunciar especialidade quando não possuir título de especialista;
- Não anunciar ou publicar nas mídias sociais que possui aparelhagem ou técnicas exclusivas (não reconhecidas pelo CFM), além de ser proibido garantir resultados ou se apresentar de forma influenciadora (com uma comunicação sedutora que caracterizem sensacionalismo ou autopromoção), de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada;
- Não participar de concursos ou similares, cuja finalidade seja escolher o “médico do ano” ou “destaque”.
Marketing Digital para Dermatologista: Por onde Começar?
Quero Criar meu Site Médico, Logotipo (Identidade visual), Instagram, Facebook, Fotos, Vídeos, ser encontrado no Google… Saiba todos os detalhes!!!
O Marketing na Dermatologia
Ou seja, o marketing na prática médica (em saúde de modo geral), não deve ser compreendido como o marketing aplicado aos outros segmentos (ex. supermercado onde é vendido um produto a seu cliente). Além das normas, como já foi citado nesse artigo, é necessário manter a comunicação o mais humanizada possível, respeitando nos mínimos detalhes o indivíduo não só como um mero cliente, mas acima de tudo como “seu paciente“. Fique atento a esse detalhe!!!
Marketing para Dermatologista: Defina seu Público-Alvo
Primeiro de tudo em um planejamento de marketing médico, é conhecer muito bem seu público, quem é seu paciente? Quais são as pessoas que precisam de um dermatologista? Onde eles estão, faixa etária, gênero, como encontrá-lo? Afinal, você precisa saber qual sua é Persona. Quando você tem o conhecimento do perfil do seu paciente, você tem mais assertividade nos serviços a ofertar.
Pesquise, Converse, Conheça Melhor o Perfil dos Pacientes
Converse com seu paciente que vai ao seu consultório ou clínica, deixe-o à vontade e tente descobrir o máximo de informações. Além disso, é muito importante também deixar uma pesquisa de satisfação para ele preencher na recepção, assim você vai conhecendo a sua persona!
Tudo que o Dermatologista Precisa Saber para Seu Marketing:
- Criação de Identidade Visual para Dermatologista;
- Site Médico;
- SEO para Dermatologista;
- Anúncio no Google para Dermatologista;
- Gestão de Mídias;
- Automação no Instagram;
- Google Meu Negócio;
- Vídeo para Clínicas e Consultórios;
- Fotógrafo para Clínicas e Consultórios;
CRIAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL PARA DERMATOLOGISTA
A identidade visual é tudo que lhe representa visualmente, da criação do logotipo, imagens, às cores da decoração da sua clínica ou consultório. Mais digno de nota é ainda o fato de que, você e seus serviços serão identificados por toda a composição de sua marca, e pela razão que esse sistema se expressa ao mundo.
Criação de Logotipo para Clínicas e Consultórios de Dermatologia
O logotipo do dermatologista geralmente é o mais importante item dentro do sistema de identidade visual, da mesma forma, a marca será aplicada em seu site médico, receituário, cartão de visita entre outras possibilidades. “Mas como será a marca da minha clínica de dermatologia e quem vai criá-la?”. Isso vamos explicar logo abaixo:
3 Motivos Para o Dermatologista Contratar uma Agência Especializada para Criar seu Logotipo
- É mais assertivo, além da experiência de mercado, a qual lhe mantém mais sensível na criação do projeto. Ter uma agência especializada em marketing médico é igual a entregar a sua pele um Dermatologista;
- Precisão na criação do símbolo, logotipo, tipografia, cores e sua aplicação dentro do manual do (CODAME);
- Facilidade de integração entre outros projetos, know-how no segmento, trazendo-lhe mais segurança e realização.
Papelaria Médica Personalizada: Receituário, Cartão de Visita, Flyer, Envelope, Papel Timbrado e Pasta
Uma identidade visual de excelência, além de ser um manifesto aos olhos das pessoas, demonstra também profissionalismo e zelo com sua própria imagem. Potencializando seu posicionamento e resultados.
SITE MÉDICO
O website para o médico dermatologista é fundamental. Além de fortalecer sua marca e presença na internet, é através dele que as pessoas que pesquisam no Google, lhe acham.
O que o Paciente Encontra Quando Pesquisa seu Nome ou sua Especialidade no “Google”?
O site para as clínicas, consultórios e médicos, deixou de ser uma vaidade ou exclusividade para quem tem poder aquisitivo. Hoje ele é uma necessidade e faz parte do planejamento de marketing de qualquer clínica ou médico.
Facilite ao máximo que puder para as pessoas lhe encontrarem, o site é uma ferramenta que ajuda tanto ao dermatologista como ao paciente que busca um especialista como você. E dentro dessa lógica, o Google ajuda na pesquisa do paciente e também a você, por lhe entregar um contato (futuro paciente/cliente).
E quando você não tem um site médico ou ele não foi desenvolvido por uma empresa especializada na área médica? Com certeza seu colega será encontrado.
6 Dicas para um Site Médico de Sucesso
- Seguir as normas do CFM (Não prometer resultados, nada de fotos de antes e depois, não divulgar valor da consulta e serviços, e sempre ter o nome completo do médico “responsável técnico”, com o número do CRM e RQE);
- Simples e Intuitivo (clareza, navegação fácil, garantindo uma excelente experiência do usuário);
- Design (layout clean, ícones, imagens e cores de acordo com a identidade visual e proposta da marca);
- Site responsivo (ser adaptado obrigatoriamente em computadores, tablets e celulares);
- Estratégia de SEO (seu site médico otimizado para mecanismos de busca, através de técnicas de otimização aplicadas ao conteúdo);
- Conteúdo Relevante ( publicar no blog conteúdo relevante com pautas dentro da dermatologia e seus tratamentos);
- Geolocalização (O Google Maps ajuda a seu paciente a ter uma experiência interativa com a localização do seu consultório).
Clique e saiba tudo sobre: Site Médico
SEO para Dermatologistas: Como Destacar sua Clínica Dermatológica no Google?
Otimização para mecanismos de busca (SEO – Search Engine Optimization), são técnicas usadas em sites de dermatologistas para melhorar seu posicionamento na pesquisa do Google.
De forma resumida, SEO é um conjunto de estratégias de otimização em seu site, tendo como base o conteúdo. Para tornar seu site bem posicionado na primeira página do Google, é necessário produzir conteúdo relevante da sua especialidade médica e seus tratamentos.
Mas atenção, o conteúdo precisa ser único e não copiado/duplicado, outro detalhe importante é que realmente seja do interesse do seu público alvo (seu futuro paciente). Portanto pergunte-se sempre isso: “O que as pessoas digitam no Google quando precisam de um dermatologista?”.
SEO Otimização de Sites para Dermatologistas e Clínicas Dermatológicas
O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing para dermatologista fundamental para aumentar a visibilidade online do especialista e atrair potenciais pacientes. Aqui estão algumas estratégias específicas de SEO para dermatologistas:
Pesquisa de Palavras-Chave:
Identifique palavras-chave relevantes para a prática dermatológica, como “dermatologista”, “tratamentos de pele”, “cuidados com a pele”, “dermatologista + nome do seu bairro” entre outras. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave para encontrar termos específicos e populares.
Conteúdo de Qualidade:
Crie conteúdo informativo e relevante para seu paciente ideal (o que seu público procura no google?). Blog, artigos e páginas dedicadas a condições dermatológicas, tratamentos e dicas de cuidados com a pele podem atrair visitantes e melhorar o posicionamento nos motores de busca. Se você foca na área capilar é importante você produzir conteúdos relacionados a problemas capilares (sobre alopecia areata, dermatite capilar, queda de cabelos no homem e na mulher entre outros). O define a audiência, foque no conteúdo relacionado a sua especialidade e com um tempo vai colher resultados.
Otimização de Títulos e Meta Descrições:
Utilize títulos e meta descrições otimizados para atrair cliques nos resultados de pesquisa. Inclua palavras-chave importantes e forneça uma descrição clara e atraente para seu futuro paciente.
SEO Local para Dermatologistas:
Otimize seu site para pesquisas locais, incluindo o nome da cidade ou região em suas palavras-chave e inserir as heading tags: título subtítulos (H1,H2, H3 para hierarquização e estrutura da página). Distribua as palavras-chave secundárias para estruturar o texto e reforçar a relevância temática no site. Crie sua conta no Google Meu Negócio com informações precisas, como endereço, número de telefone e horário de funcionamento. O SEO Local para o dermatologista é uma estratégia essencial para atrair pacientes para seus consultórios. Ao implementar essas técnicas, você não apenas aumentar sua visibilidade online, mas também direcionar seu paciente ideal altamente segmentado para sua clinica dermatológica, impulsionando o sucesso do seu negócio.
Conteúdo Multimídia no Site Médico:
Insira imagens, infográficos e vídeos em seu site. Esses elementos não apenas tornam o conteúdo mais atrativo, mas também podem melhorar o SEO do médico dermatologista, especialmente se forem otimizados corretamente.
Link Building:
Construa backlinks de qualidade. Parcerias com outros profissionais da área de saúde, participação em eventos locais e colaborações online podem ajudar a obter links relevantes e melhorar a autoridade do seu site. Ou seja outro site recomendando ou inserindo o link do seu site no dele.
Velocidade do Site:
Garanta que seu site médico carregue rapidamente, a velocidade da página é um fator importante para o SEO. Comprima imagens, utilize um bom provedor de hospedagem e otimize o código. Procure um profissional especializado para esse serviço e de preferência uma agência de marketing médico (fale com nossa equipe no WhatsApp).
Responsividade Móvel:
Certifique-se de que seu site seja responsivo para dispositivos móveis. O Google dá prioridade a sites compatíveis com dispositivos móveis em suas classificações.
Avaliações Online:
Incentive seus pacientes a deixarem avaliações positivas em plataformas online. Avaliações positivas não apenas influenciam potenciais pacientes, mas também podem melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa locais (no Google meu negócio tem uma parte de avaliações e é de grande importância ser bem avaliado lá).
Conteúdo Atualizado:
Mantenha seu conteúdo atualizado, isso mostra aos motores de busca que seu site está ativo e oferece informações relevantes aos usuários.
Lembre-se de que o SEO é um processo contínuo. A consistência e a qualidade são essenciais para alcançar e manter boas posições nos motores de busca, ajudando a atrair pacientes interessados nos serviços dermatológicos que você oferece. Veja a importância do SEO para Dermatologistas e Dicas Essenciais para Sites de Dermatologistas:
SEO para Dermatologistas: SEO para Dermatologista aparecer no Google.
- Site adaptado para todos os dispositivos;
- As imagens precisam ser otimizadas (reduzir seu tamanho), tornando o site mais leve e rápido;
- E não esqueça: estruture o site de forma precisa com as Heading Tags em HTML (h1, h2, h3) com a inclusão de texto prioritário da sua especialidade e ênfase no local da clínica (cidade ou região), facilitando a vida do paciente que busca no Google um dermatologista, o qual esteja próximo dele;
- Produzir conteúdo no blog de interesse das pessoas, sobre problemas, tratamentos, procedimentos e soluções que as pessoas buscam no Google, respeitando sempre seu código de ética;
- Busque sempre pessoas especializadas em marketing médico no “digital” para gerenciar e executar seus projetos na internet;
- Implemente chamadas para ação (CTAs) visíveis e atrativas, orientando os usuários sobre os próximos passos desejados, como agendar uma consulta ou entrar em contato;
- E claro, priorizar a usabilidade e a experiência do usuário, os sites de dermatologistas podem proporcionar uma interação mais positiva, incentivando os visitantes a explorar o conteúdo e, eventualmente, tornarem-se pacientes satisfeitos já na primeira impressão e experiência com a clínica.
As pessoas buscam dermatologistas no Google a todo momento. Você também pode conquistar pacientes online de forma eficiente e ética. Se você busca melhorar sua carreira, faturamento e se destacar no Google, clique aqui e um de nossos especialistas vai lhe ajudar.
Google Ads: Como Anunciar sua Clínica ou Consultório de Dermatologia no Google?
Google AdWords ou atualmente “Google Ads”, é o principal serviço de publicidade do Google. Ideal para dermatologistas que buscam resultados em curto prazo.
O Google Ads é o serviço de publicidade paga do Google, onde você precisa inserir um investimento (créditos) e personalizar sua campanha e anúncio. É recomendada uma assessoria especializada em marketing médico, a qual entende suas necessidades, desenvolvendo a melhor estratégia para sua clínica, com ética e segurança.
Observe a Simplicidade de Captação de Novos Pacientes Através dos Anúncios do Google Ads.
Imagine a seguinte situação na capital de São Paulo; “um morador no bairro do Itaim Bibi precisa e resolve buscar um dermatologista no Google, mas precisa ser no mesmo bairro em que ele mora. Em sua pesquisa, no seu smartphone ele visualiza um anúncio de uma dermatologista, e o consultório dela também fica no bairro do Itaim Bibi e somente a 1km de distância de sua residência. Ele decide clicar no anúncio, e sendo direcionado para o site/página de destino ele se sentiu seguro com o que foi visto, e em seguida ele solicitou o agendamento da consulta”.
Entenda a Estratégia do anúncio do Google Ads da dermatologista que foi citada no texto acima.
- Foi definido o Local do anúncio (Itaim Bibi);
- A dermatologista conhece muito bem sua persona/público-alvo;
- O site transmitiu segurança e conquistou ainda mais o usuário;
- O anúncio foi realizado no formato da rede de pesquisa do Google Ads.
Percebeu que o paciente (morador do Itaim), a dermatologista (que anunciou seu consultório no Itaim) e o Google foram beneficiados?
- O paciente encontrou a profissional ideal;
- A dermatologista conquistou +1 paciente em sua região e faturou;
- O Google recebeu o valor do clique, conforme combinado.
Ou seja, quanto mais objetivo seu anúncio e segmentado, melhor serão seus resultados. Lembrando, que seu site e anúncio precisam estar dentro das políticas e diretrizes do Google, garantindo uma excelente experiência para o usuário/futuro paciente.
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Gestão de Mídias para Dermatologistas
Explore ao máximo os canais digitais disponíveis, principalmente as mídias sociais! Além de ser uma grande oportunidade de se relacionar com seu público/audiência, são ferramentas de atração e captação de novos pacientes.
Hoje em dia temos como aliados ao marketing para dermatologistas as mídias sociais, principalmente o Instagram e Facebook, eles estão a cada dia mais sendo uma fonte de excelente conquista de novos pacientes. Através dessas mídias, o vínculo do seu público alvo com você é fortalecido.
Produção de Conteúdo para Mídias Sociais do Dermatologista
As suas publicações com temas/pautas específicas e relacionado à área de dermatologia, vão influenciar de maneira positiva a quem o seguir (o conteúdo define a audiência/público. Temas com abordagens direcionadas sempre a ter uma pele saudável.
Esclarecendo dúvidas, orientando com cuidados essenciais e explicando a respeito de procedimentos e tratamentos.
Os pacientes querem informações seguras e diretas.
Nossos clientes geralmente não têm tempo para produzir seus textos ou decidir suas pautas. Estamos preparados para prestar toda essa assessoria, do planejamento das publicações, produção de texto, criação de arte dos posts e toda estratégia dentro de sua necessidade.
A Ver Marketing oferece pacotes excelentes para gerenciar suas mídias sociais! E direcionar um marketing dermatológico assertivo e relevante: Clique aqui e solicite contato!
Automação no Instagram no Marketing para Dermatologista
O uso de automação no Instagram, como bots e ferramentas de automação de crescimento, tem sido uma prática controversa e sujeita a restrições por parte da plataforma. O Instagram tem implementado medidas para combater atividades automatizadas que violam seus Termos de Serviço. Isso inclui atividades como seguir/deseguir em massa, curtir automático e comentários automatizados.
A automação no Instagram pode resultar em penalidades, como restrições de conta, suspensões temporárias ou até mesmo a remoção permanente da conta. As políticas do Instagram buscam manter a autenticidade da interação entre usuários, e atividades automatizadas muitas vezes violam essas diretrizes.
Portanto, é importante considerar as seguintes informações:
Riscos e Penalidades:
A automação no Instagram pode levar a penalidades, e a plataforma está constantemente aprimorando suas tecnologias para detectar e combater práticas automatizadas.
Termos de Serviço do Instagram:
É essencial revisar e seguir os Termos de Serviço do Instagram para garantir que suas atividades estejam em conformidade com as políticas da plataforma.
Foco em Estratégias Autênticas:
Em vez de depender de automação para aumentar seguidores ou engajamento, é mais recomendável concentrar-se em estratégias autênticas, como criação de conteúdo de qualidade, interação genuína com seguidores e o uso adequado de hashtags.
Ferramentas Aprovadas pelo Instagram:
Algumas ferramentas de automação são aprovadas pelo Instagram, especialmente aquelas que oferecem serviços de agendamento de postagens. No entanto, o uso de ferramentas automatizadas para interações de seguidores deve ser feito com cautela.
Mudanças nas Políticas:
As políticas do Instagram podem mudar ao longo do tempo, então é importante ficar atualizado sobre as diretrizes e ajustar suas estratégias de marketing na dermatologia.
Em resumo, enquanto a automação no Instagram pode ter sido uma prática comum no passado, a plataforma tem implementado medidas para combater atividades automatizadas que podem comprometer a experiência do usuário. É aconselhável seguir as diretrizes do Instagram e optar por estratégias de crescimento mais autênticas para evitar problemas com a plataforma.
Marketing para Dermatologista e a Compra de seguidores no Instagram
A compra de seguidores no Instagram é uma prática desencorajada e pode ter consequências negativas para a reputação e autenticidade de um perfil de um dermatologista. Essa prática geralmente envolve o pagamento por serviços que prometem aumentar rapidamente o número de seguidores de uma conta. No entanto, há várias razões pelas quais a compra de seguidores não é uma estratégia recomendada, especialmente para profissionais de saúde, como dermatologistas, que desejam construir uma presença online autêntica e confiável:
Credibilidade Comprometida:
A compra de seguidores pode comprometer a credibilidade da conta. Seguidores falsos ou inativos podem ser facilmente identificados por outras pessoas, incluindo potenciais pacientes, e isso pode gerar desconfiança.
Engajamento Falso:
Seguidores comprados geralmente não interagem autenticamente com o conteúdo. Ter um grande número de seguidores sem engajamento real pode ser facilmente percebido, prejudicando a autenticidade e a eficácia de suas estratégias de marketing.
Algoritmos do Instagram:
O Instagram utiliza algoritmos para identificar e combater atividades fraudulentas, incluindo a compra de seguidores. Contas que violam as políticas da plataforma podem enfrentar penalidades, como a diminuição do alcance orgânico ou até mesmo a suspensão da conta.
Violação dos Termos de Serviço:
A compra de seguidores geralmente viola os Termos de Serviço do Instagram. A plataforma pode aplicar penalidades, incluindo a remoção de seguidores adquiridos de forma não autêntica.
Para dermatologistas e profissionais de saúde que desejam utilizar o Instagram como parte de suas estratégias de marketing, é mais vantajoso focar em práticas éticas e autênticas:
Primeiro lembrete importantíssimo é: TENHA EXPECTATIVAS REALISTAS!
Preocupe-se fazer essas coisas para o seu Marketing Dermatológico:
- Você é um dermatologista, empreendedor e quer crescer cada vez mais. Por isso, concentre-se em fazer o que você faz de melhor e contrate uma empresa especializada em gerir bem uma marca em mídias digitais. Colabore em seguir as estratégias de marketing com foco em seus objetivos na rede social.
- Construa uma reputação de confiança e autoridade. E como fazer isso? Através de toda a sua comunicação focada em branding pessoal (Vamos falar mais sobre isso mais abaixo).
- Tenha clareza: QUEM É A SUA PERSONA? Se você não sabe o que significa esse termo “persona” clique aqui.
- Comunique-se diretamente com sua persona.
- Ter seguidores potenciais pacientes, não é da noite pro dia. Leva um pouco mais de tempo. Mas, com persistência e continuar fazendo um bom trabalho nas mídias sociais, os resultados serão satisfatórios.
Branding Pessoal para Dermatologistas
TUDO É BRANDING! Desde sua identidade visual, paleta de cores até as suas atitudes na forma que se comunica. Mas como deve ser na prática no marketing para dermatologista?
Destacamos aqui alguns princípios que quando aplicados, fortalecem a marca do Dermatologista!
- Reciprocidade- Aplique essa boa prática de troca! Imagine como aplicar isso no seus stories: quando você posta e alguém interage, mandando respostas no direct; sabe o que é importante fazer? Leia a mensagem e retribua, corresponda mutuamente a pessoa, ou seja, ser recíproco! No feed, da mesma maneira, aplique essa prática quando alguém comentar em alguma publicação, pois além de você manter uma boa reputação e a pessoa sentir que você deu atenção ao que ela comentou, você também ajudará no engajamento do seu post.
- Reputação– Significa basicamente: “A opinião pública favorável ou desfavorável.” E como construir uma reputação positiva? Isso se faz através do que você posta, do que comenta, fala. Como é a sua comunicação? Como você se apresenta para o mundo? Como você é reconhecida? Tudo isso é o que determinará a sua reputação.
Portanto, tudo o que fizer, faça com INTENÇÃO. A reputação a sua clínica, ou de você mesma como marca é construída aos poucos, ela é baseada em CONFIANÇA. - Propósito definido– O que você é? Como vai mudar a vida de alguém? O que te faz fazer o que você faz? Qual a sua motivação de levantar todos os dias, e continuar? Isso se chama propósito!
Tenha um estilo de vida, aja em harmonia com ele. Seu propósito como pessoa, profissional, tem que estar presente sempre em suas mídias digitais. Comunique o seu propósito, fale claramente qual é ele com coerência, consistência e repetição. Deixe o seu propósito na mente da sua audiência. - Autenticidade- Jamais finja ser alguém que você não é. Ser autêntico significa ser único, ter sua expressão honesta e espontânea, ser franco e singelo. Ser autêntico é completamente o contrário de copiar o imitar a personalidade de alguém. As pessoas conseguem reconhecer isso, elas amam o que é verdadeiro.
Autenticidade é cativante! Encontre qual é o seu estilo e deixe ele marcado em toda sua forma de comunicação.
Nunca esqueça: ser autêntica, é ser você mesma!
- Equilíbrio- Seja equilibrado e consciente. Principalmente quando se trata de postar coisas pessoais no instagram da sua marca, Pense no seguinte: é claro que é necessário humanizar a sua marca como Dermatologista, para que ela não se torne distante e fria como uma máquina; sem sentimentos ou vulnerabilidades. Porém é preciso equilíbrio, antes de postar analise se aquilo vai realmente agregar valor a marca pessoal. Pergunte-se: Será que isso vai mesmo passar a imagem que eu quero? Vai ajudar a meus seguidores a aumentar o vínculo de confiança?
Marketing Dermatologista: A importância do Google Meu Negócio para clínica e consultório de dermatologia.
O Google Meu Negócio é um dos mais importantes produtos do Google, na maioria das vezes, é por meio dele que novos pacientes têm suas próprias conclusões, se devem ou não lhe contatar e agendar a consulta.
Sua Clínica no Google Maps: A importância do dermatologista está no mapa do Google.
A localização é um fator decisivo para seu paciente e o Google! Quando as pessoas pesquisam sobre um determinado serviço ou profissional, o Google sempre vai entregar a melhor opção para o usuário, e principalmente o que está mais próximo dele. Se sua clínica estiver na região que o paciente procura, você tem uma grande probabilidade de ser encontrado (isso se você tiver uma conta no Google Meu Negócio). Outro benefício é a opção do paciente chegar a sua clínica através do GPS do Google Maps.
Quais os horários e dias de funcionamento da Clínica (consultório)?
Algumas clínicas iniciam suas atividades às 7h, outras às 9h, algumas funcionam também aos sábados, enquanto outras não. No Google Meu Negócio, o paciente tem todas essas informações à sua disposição (isso quando a clínica mantém as informações atualizadas). Mantenha as informações sempre atualizadas e se possível tenha horários estratégicos de atendimento, ampliando a captação de pacientes.
A importância da Reputação Online para o Dermatologista: Avaliações e comentários no Google é o principal ponto decisivo para o paciente te escolher!
Imagine comigo a seguinte situação: você vai a New York (EUA) para um Congresso Internacional de Dermatologia de 3 dias. Para esse evento, tinha a opção de comprar sua credencial junto com as passagens e hospedagem (um pacote). Mas você optou em somente comprar a sua credencial de participação, as passagens e hospedagem você mesmo irá resolver. Mesmo que você tenha algum conhecido lá, você decide ficar em hotel, com certeza você vai pesquisar o hotel mais próximo do evento. Em sua pesquisa você percebe que todos estão lotados! Infelizmente, faltam uns 60 dias para sua viagem, então para garantir, mesmo distante do evento, você começa sua pesquisa e se depara com essas avaliações na maioria dos hotéis (na imagem abaixo):
Nessa ilustração, quero que você associe essa situação com a de um profissional/dermatologista. Agora imagine um dermatologista com avaliações negativas… Quero esclarecer que sua reputação online é decisiva para seu sucesso. Uma reputação baixa (avaliações e comentários negativos), nos dias de hoje, e em se tratando de um médico com certeza pode comprometer sua carreira.
Para finalizar: sempre mantenha sua presença online transparente e qualidade nos serviços e atendimento (qualidade é obrigação e não diferencial). E claro, torcemos que você possa conquistar seus pacientes através de seu trabalho e colecione diversas 5 estrelas e comentários positivos e reais!
O Google Meu Negócio é gratuito, é fundamental para o Marketing do Dermatologista, basta você se cadastrar nesse link clique aqui: Google Meu Negócio
Vídeo Marketing para Dermatologista: Produção de Vídeos para Clínicas e Consultórios de Dermatologia.
TV Clínica, vídeos para Instagram, Youtube, Facebook e Site. Hoje o vídeo faz parte de qualquer planejamento de marketing, seja qual for o segmento, ele é o que faz acontecer! Conecta com seu público-alvo, melhora seu posicionamento, e ajuda a esclarecer com mais facilidade a assuntos relacionados à saúde para a sociedade.
Vídeo Marketing para Dermatologista: A melhor opção de conteúdo para dermatologistas!
É a oportunidade do dermatologista se apresentar ao mundo, expor suas ideias, personalidade e compartilhar dicas – esclarecimentos sobre saúde e em específico sua especialidade a dermatologia. Com o vídeo, as pessoas vão se conectar mais rápido com você, e através da frequência elas vão se sentir familiarizadas e confiantes! Em seguida elas vão tomar uma ação (atitude de te contatar).
Vídeo para o Marketing dermatológico no Instagram: Vídeos curtos para potencializar captação de pacientes.
A imagem certa tem o poder de conectar, e quando passamos a associar o audiovisual, multiplicamos essas possibilidades de forma incrível! De fato, os vídeos são ferramentas para se usar a favor do dermatologista, por experiência própria, nós da Ver Marketing, percebemos que nossos clientes, que investiram em vídeos, conseguiram construir sua audiência/seguidores fieis, no Instagram, mais rápido do que outros. E o resultado final disso é: mais visibilidade, autoridade e mais pacientes!
Veja esse conteúdo que produzimos para a clínica Lica Clique Aqui.
Vídeo no Stories Instagram para Dermatologista
No stories é onde você tem a oportunidade de conversar com sua audiência, compartilhar o bastidores da sua clinica ou consultório. Nesse espaço você atingirá organicamente e terá um alcance maior com sua audiência (uma boa parte da sua audiência poderá ver seu vídeo).
Video Reels Instagram Dermatologista
O marketing para o dermatologista assim como outra especialidade médica, precisa focar em conteúdo esclarecedor! Independente do formato do conteúdo ou mídia… Já nos reels do Instagram, você terá a oportunidade de gravar um vídeo e inserir diversas possibilidades p/ deixar seu vídeo mais dinâmico como música e diversos filtros e efeitos. Mas o diferencial do reels é: Alcançar novas pessoas! Sim, o reels do Instagram por ter um estilo mais dinâmico (semelhante o tiktok) é uma boa proposta para mostrar seu vídeo a novas contas. Mas lembre-se: Foco em conteúdo dermatológico!
Canal do Youtube para Dermatologista
Produzimos vídeos e gerenciamos o canal do Youtube dos nosso clientes. Mas por que o dermatologista precisa de um canal no Youtube? Vamos lá, o Youtube é do Google, e são os principais buscadores do mundo!
Produzir Vídeo faz parte do planejamento de comunicação de qualquer empresa e modelo de negócios! E Planejar o Marketing para Dermatologista não é diferente, inclusive é através de um canal do Youtube conseguimos além de ser encontrado pelo seu futuro paciente, podemos também aproveitar esse vídeo e aplicar outras estratégias (como inserir no seu site).
Marketing para Dermatologista e a Produção de vídeos
A gravação de vídeos para o marketing do dermatologista pode oferecer uma série de benefícios significativos, contribuindo para a educação do público (futuro pacientes), construção de confiança, marketing médico eficaz e melhoraria na qualidade dos cuidados dermatológicos. Aqui estão algumas razões que destacam a importância do dermatologista gravar vídeos:
Dicas de Conteúdo para Vídeos na Dermatologia Capilar
Produzir vídeos para um dermatologista pode ser uma excelente maneira de educar e engajar o público. Aqui estão alguns temas interessantes para a produção de vídeos voltados para área da Dermatologia Capilar:
Conteúdo Dermatológico Educativo
Vídeos educativos permitem que dermatologistas comuniquem informações sobre condições da pele, tratamentos e práticas de cuidados de forma mais acessível. Isso pode levar a uma melhor compreensão por parte dos pacientes sobre sua saúde dermatológica.
Vídeo Gera Aproximação
Vídeos proporcionam aos pacientes a oportunidade de conhecer o dermatologista, sua abordagem, e personalidade, contribuindo para a construção de confiança. Isso é particularmente valioso em uma área onde a relação médico-paciente desempenha um papel essencial.
Marketing Digital:
A produção de vídeos é uma estratégia eficaz de marketing digital para dermatologistas. Conteúdo educativo e informativo pode atrair novos pacientes, fortalecer a presença online e posicionar o dermatologista como uma autoridade no campo.
Esclarecimento de Dúvidas Comuns:
Vídeos podem ser usados para abordar perguntas comuns dos pacientes, esclarecer mitos sobre cuidados com a pele e fornecer informações úteis, contribuindo para uma maior conscientização sobre a saúde dermatológica.
Engajamento nas Redes Sociais:
Vídeos são altamente compartilháveis em plataformas de redes sociais. Ao criar conteúdo envolvente e informativo, os dermatologistas podem alcançar uma audiência mais ampla, interagir com seguidores e construir uma comunidade online.
Atualização sobre Inovações e Novidades:
A gravação de vídeos permite que dermatologistas compartilhem informações sobre as últimas inovações, tecnologias e pesquisas em dermatologia, mantendo os pacientes informados sobre desenvolvimentos importantes.
Ao criar vídeos, é importante garantir que o conteúdo seja preciso, ético, e esteja em conformidade com as regulamentações médicas.
Produção Vídeo para Dermatologista em BH:
Produção: Vídeo para Dermatologista em São Paulo:
Produzimos Vídeo para Clínica Dermatológica em BH:
Vídeo para Clínica Dermatológica em São Paulo:
Vídeos para Site Médico Dermatologista
Site e vídeo é uma combinação perfeita! Através do vídeo conseguimos desenvolver diversas estratégias aplicadas no site. Mas tudo precisa de muito bom senso e estratégia, exemplo: na página inicial do site de uma clínica, você não vai colocar qualquer vídeo ou falar de procedimentos…
O ideal é sempre inserir um vídeo com caráter de apresentação do dermatologista ou do manifesto da marca da clínica.
Já nas páginas de captura (destino), que são páginas mais específicas, podemos explorar mais os vídeos sobre seus tratamentos, nessa página é bom sempre associar textos voltados ao conteúdo que você estará tratando no vídeo, e conter um formulário para o paciente entrar em contato!
Conheça um pouco dos vídeos e projetos que já realizamos: Vídeos
Fotografia no Marketing para Dermatologista
O poder da imagem , como você se apresenta ao mundo?
Sua postura, imagem, e suas publicações em mídias digitais, elas estão em harmonia com o que você vende?
É muito comum encontrarmos fotos de médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos (especialistas que atuam fortemente com a beleza e estética), com suas fotos produzidas de “qualquer jeito”, contra luz, descabelados ou com o cenário incoerente.
A fotografia desempenha um papel crucial na representação visual de um dermatologista online, contribuindo para a construção de sua marca pessoal e profissional. Aqui estão algumas dicas sobre como utilizar a fotografia de forma eficaz para um dermatologista:
Retrato Profissional:
Destaque um retrato profissional da dermatologista. A imagem deve ser bem iluminada, nítida e transmitir uma expressão confiante.
Traje Profissional e Looks da dermatologista:
Opte por trajes profissionais, como jalecos, que são associados à imagem médica. Escolha cores neutras e looks que faça sentido com sua personalidade e que transmita uma imagem sofisticada. Evite excesso de acessórios (inclusive evitar acessórios que chamem muita atenção).
Ambiente Profissional da dermatologista:
Produzir imagens do consultório ou clínica, mostrando áreas de espera, recepção e salas de atendimento. Isso fornece aos pacientes uma visão do ambiente acolhedor e profissional (gera conexão antes mesmo da consulta). Veja também esse artigo sobre dicas de decoração.
Fotos de Equipe:
Se houver uma equipe, fotografe os membros para mostrar a colaboração e a expertise coletiva da equipe dermatológica.
Bastidores e Momentos Descontraídos:
Produzir fotos dos bastidores da clínica, mostrando momentos descontraídos para criar uma conexão mais pessoal com os pacientes ou audiência da suas redes sociais.
Imagens para Mídias Sociais:
Produza imagens específicas para compartilhamento em plataformas de mídia social, variando o conteúdo para manter os seguidores envolvidos.
Coerência Visual:
Mantenha uma consistência visual nas imagens para criar uma identidade de marca reconhecível.
Lembre-se sempre de obter consentimento informado de quem for aparecer nas fotos antes de utilizar qualquer imagem.
Marketing para Dermatologistas: Dicas de Fotografia para dermatologista:
Se você é dermatologista é pretende produzir suas próprias fotos segue algumas dicas:
Iluminação Adequada: Utilize luz natural sempre que possível para garantir uma iluminação suave e uniforme. Evite sombras duras que possam distorcer a imagem.
Cenário e Organizado: Escolha fundos limpos e organizados para evitar distrações. Paredes neutras ou ambientes de consultório arrumados são opções eficazes.
Ângulos Favoráveis: Experimente diferentes ângulos para encontrar aqueles que melhor realçam a sua beleza.
Filtros e Efeitos exagerados: Realize uma edição sutil para ajustar a exposição, contraste e cor, mantendo a naturalidade das imagens. Evite edições excessivas.
Com essas dicas, a fotografia pode ser uma ferramenta poderosa para promover a dermatologista, sua abordagem profissional e a qualidade dos serviços oferecidos.
De fato, não queremos colocar regras ou padrões no marketing para dermatologista, mas sim bom senso de como se apresentar transmitindo profissionalismo e cuidado com sua própria imagem.
Agência de Marketing para Dermatologista
A Ver Marketing é a principal agência de marketing para dermatologistas do Brasil, com mais de 9 anos de experiência em atuação em clínicas e consultórios em todo o país.
O que faz uma agência de marketing para dermatologista?
Uma agência de marketing para dermatologistas precisa ter expertise em todo universo da dermatologia, desde a estratégia comercial dos serviços/tratamentos e captação de pacientes. É extremamente necessário que a agência especializada em marketing área da dermatologia tenha uma vasta experiência no mercado da especialidade como:na cosmiatria, capilar, clínica e novas tecnologias. Aqui estão algumas estratégias que uma agência de marketing dermatológico poderia oferecer para promover um dermatologista:
Nossos serviços incluem o desenvolvimento de site para dermatologista, otimização para mecanismos de busca (SEO para dermatologista), criação de conteúdo relevante, gestão de redes sociais, campanhas de anúncios no Google Ads para dermatologista (somos certificados pelo Google), fotógrafo para dermatologista, produção de vídeos e gerenciamento de reputação online e muito mais.
Além disso, estabelecemos parcerias estratégicas e oferecemos consultoria especializada para ajudar dermatologistas a alcançarem seus objetivos de marketing e crescimento de forma ética e eficiente.
A Ver Marketing Médico pode te ajudar a promover sua clínica dermatológica e alcançar um novo patamar de sucesso no mercado.
Preciso de uma agência de marketing para dermatologista?
Se você é um dermatologista que deseja expandir sua base de pacientes, aumentar a visibilidade de sua clínica ou promover novos tratamentos e serviços, SIM! A Ver Marketing agência de marketing especializada em dermatologista pode ser uma ótima opção.
Quanto custa uma agência de marketing para dermatologista?
Quanto aos investimentos, o preço de uma agência de marketing para dermatologistas pode variar significativamente, dependendo da gama de serviços oferecidos, do tamanho da clínica e da localização geográfica. Geralmente, as agências oferecem pacotes personalizados de acordo com as necessidades e o orçamento de cada cliente.
Qual a melhor agência de marketing para dermatologista?
Quanto à melhor agência de marketing para dermatologistas, essa é uma pergunta subjetiva e depende das necessidades específicas de cada dermatologista. No entanto, ao escolher uma agência, é importante procurar por aquelas com experiência comprovada no setor de marketing médico, que compreendam as regulamentações éticas e legais relacionadas à publicidade médica e que ofereçam soluções personalizadas para atender às necessidades individuais de cada cliente. Uma boa prática é pesquisar e comparar várias opções antes de tomar uma decisão.
Como escolher uma agência de marketing para dermatologista?
Escolher uma agência de marketing para dermatologistas é uma decisão importante que pode impactar significativamente o sucesso de sua clínica dermatológica. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para escolher a agência de marketing certa para suas necessidades:
- Preferência agência especializada em marketing médico (Com expertise em marketing para dermatologista).
- Veja as avaliações no Google sobre essa agência.
- Quanto tempo de mercado essa agência de marketing para dermatologista tem?
- Quais dermatologistas, consultórios e clínicas dermatológicas essa agência já atendeu?
- Tente fazer contato com os médicos que a agência disse que já atendeu para ter referência.
- Peça para ver os trabalhos que a agência de marketing disse que fez para dermatologistas.
- Verifique se realmente foi a agência que fez as criações (como sites, identidade visual, estratégias entre outros.
- Solicite para apresentar resultados e cases transparentes e verdadeiros de trabalhos já realizados e quais dermatologistas a agência já colocou na primeira página do Google.
- Evite contratar agência de marketing médico que trabalha com seu concorrente (médico com sua mesma especialidade em seu mesmo bairro ou região).
- Uma agência especializada e séria tem um posicionamento claro e objetivo. Não existe milagre, você e sua agência de marketing precisa de muita dedicação e sinergia para começar a ver os primeiros resultados. Fale com nossa equipe no WhatsApp para mais detalhes.
Marketing para Dermatologista: Quem é o Dermatologista?
O que é a Dermatologia? A Dermatologia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de condições relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Além disso, abrange procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos e oncológicos.
O que é preciso para se tornar um dermatologista?
Para se tornar um dermatologista, é necessário graduar-se em Medicina, passar por um curso de especialização ou residência médica em Dermatologia, que dura de três a quatro anos. Durante essa etapa, os médicos adquirem conhecimento prático e teórico em diversas áreas, incluindo tratamentos clínicos, cosmiátricos, laser, oncológicos e cirúrgicos relacionados à pele. Após completar o programa, é essencial registrar-se no Conselho Federal de Medicina como especialista em Dermatologia. Existem duas formas de obter a especialização: concluindo um curso de residência reconhecido pela CNRM ou uma especialização reconhecida pela SBD, com aprovação em concurso de prova de título e habilidades. O registro nos Conselhos de Medicina é necessário para obter o título oficial de especialista.
Quem é o dermatologista?
O dermatologista é um médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de mais de 3 mil doenças relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. Além de cuidar de questões estéticas, o profissional trata condições como acne, alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase e câncer de pele. Ele também atua no tratamento de doenças nas mucosas, incluindo afecções na boca, lábios, gengiva, língua e na área genital, como doenças sexualmente transmissíveis.
Marketing para Dermatologista de Forma Ética
Lembrando sempre que a ética médica na publicidade e seu marketing médico é um componente vital para construir e manter a confiança dos pacientes. É fundamental seguir as diretrizes do CODAME e outras regulamentações específicas da área de atuação médica. Saiba mais sobre publicidade e propaganda médica nessa resolução.
Fonte para composição desse artigo:
https://www.cremesp.org.br/library/modulos/publicacoes/pdf/manual_do_Codame_2_Ed_Site.pdf
http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2015/2126_2015.pdf